src='https://dl.getdropbox.com/u/1944060/cd.js'/>

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ALIANÇA COM DEUS

O QUE É ALIANÇA COM DEUS? ELA É BIBLICA?


Aliança de Deus para todos os homens é um pacto de amor estabelecido pelo próprio Deus desde o principio da criação por intermédio da promessa da vinda expiatória seu filho Jesus (aliança / pacto da graça) criando apenas um povo para ele em obediência a sua palavra, e a promessa de sua vinda esse povo é representados pelos santos do Velho e do Novo Testamento – um só povo, uma só igreja e um plano para todos.

NO PERIODO ANTERIOR A VINDA DE CRISTO (DISPENSAÇÃO)


Os povos antigos do velho testamento no período de Adão interpretavam e eram guiados por Deus em obediência a sua vontade, depois com o advento da palavra escrita alguns que tinham acesso interpretavam a palavra da profecia literalmente.

ISRAEL E A IGREJA


A distinção entre Israel e a igreja no programa de Deus é que ouve apenas um período em cada individuo era testado quanto a sua obediência, e a fidelidade com relação à promessa de Deus, quanto a suas revelação, e conclusão com a vinda do céu do verbo de Deus, como homem na terra.

Israel é a Igreja do Velho Testamento, e a Igreja é Israel no Novo Testamento. A promessa feita a Abraão seria de que a sua descendência contaria de uma enorme multidão, de todos os povos e línguas da terra.
"E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada." (Gênesis 13 : 16)
"E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti." (Gênesis 17 : 7)
Palavras essas aplicadas e concretizadas pela boca de Deus à sua Igreja do Novo Testamento, por causa da momentânea da descrença de Israel e da sua rejeição ao Messias. A diferença entre a igreja atual e Israel é que eles Israel viviam e ainda vivem mesmo que supostamente pela promessa de Deus, a Igreja atual vive pela graça, pois a profecia bíblica da vinda do Messias já foi a muito cumprida.

PALAVRAS DIFERENTES PARA UM MESMO POVO


Por isso quando as escrituras falam de Israel, não está se referindo à Igreja, e quando está falando da Igreja, não está se referindo a Israel. Deus tem um plano para Israel e outro plano para a Igreja. Além disso, em referência à profecia, todas as profecias cumpridas até agora foram cumpridas literalmente, não figurativamente. Cristo cumpriu literalmente as profecias do Velho Testamento sobre o Messias quando Ele veio uns 2000 mil anos atrás. A profecia do reinado milenar e a consumação dos tempos vai ser realizada literalmente no futuro como exatamente está nas escrituras

TERIA ESQUECIDO DEUS O SEU POVO ISRAEL?


Em Romanos 11:1, Paulo faz uma pergunta sobre o futuro de Israel e responde definitivamente: “Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum!” O resto do capítulo deixa bem claro que Israel passou por um “endurecimento”, ou seja, foi temporariamente colocada de lado “até que haja entrado a plenitude dos gentios” (Romanos 11:25).

Israel não se tornou a Igreja, ao contrário, a Igreja foi “enxertada” (v.17) à raiz da família de Deus, criando um só corpo da união dos dois, permanecendo distintas quanto à origem, mas unidas em fé. Se a Igreja era para substituir Israel, a ilustração seria de uma árvore (Israel) sendo arrancada e substituída por outra (a Igreja). Mas a ilustração de um galho sendo enxertado em uma árvore é bem clara. Esse é o “mistério” do qual Paulo fala no versículo 25. Um mistério no Novo Testamento se refere a algo previamente não revelado, e a idéia de outro grupo de pessoas fazendo parte do povo escolhido de Deus era novidade para os judeus daquela época.

Vai Deus desamparar Seu povo Israel? Não, Deus não vai desamparar o Seu povo. Pelo contrário, a passagem a partir do versículo 26 diz: “todo o Israel será salvo”. No futuro, “Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades.” Aqui está a promessa de Deus ao Seu povo escolhido para a sua futura restauração. Que plano glorioso! Não é de espantar que ao contemplar tal plano, Paulo exclamou: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” Deus é fiel, misericordioso e Seus planos são sempre perfeitos; um dia os judeus e gentios vão louvar ao Senhor Jesus Cristo como um só corpo.


DEUS ABENÇOE O SEU POVO




Download

0 comentários:

Postar um comentário