src='https://dl.getdropbox.com/u/1944060/cd.js'/>

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

MERCADORES DA FÉ, E OS GRANDES MEGATEMPLOS

GRANDES MEGATEMPLOS


Os megatemplos, que se multiplicam especialmente nas grandes cidades, atraem grandes multidões que só eram vistas em shows musicais e jogos de futebol.

Não é de hoje que instituições religiosas usam a fé como elemento de prosperidade ou como fonte para enriquecimento ilícito dos seus ‘lideres’. Historicamente, podemos perceber esse “fenômeno” [a fé como negócio]


Acautelai-vos da avareza, porque a vida do homem não consiste nos bens que ele tem... Palavras de Cristo em (Lucas 12:15)

Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. (II Co 4:18)



A IDEIA VEM DE LONGE


VISÍVEL PARA O HOMEM, INVISÍVEL PARA DEUS.

Essa idéia de criar megatemplos começou na década de 1970, nos Estados Unidos, No Brasil, começou uma década mais tarde,em 1990, surgiram os primeiros espaços chamados de megaigrejas.

Como a Catedral Mundial da Fé, no Rio de Janeiro, abrigando uma contidade acima de 14 mil fiéis.


"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." (I Timóteo 6: 10)

"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." (Lucas 9.23)



EFEITOS SOBRE A FÉ


Brenda Carranza, que é autora de um livro sobre
cristianismo midiático entende que: “Com os megatemplos, a Igreja, seja evangélica ou católica, mostra de forma simbólica que não é um movimento religioso efêmero.

E, depois, a fé cristã não existe para ser vivida apenas individualmente”. Fonte: GOSPEL PRIME


"Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (I João2. 6)

A fé é um ato, voluntario e particular de cada pessoa, no entanto ela deve ser vivida coletivamente, quanto menor a comunidade, mais as pessoas se confraternizam entre si. Religião não leva ninguém até Deus, o único intermediário entre Deus e os homens é Cristo Jesus. Fora disso, tudo passa, tudo é efêmero.



OPINIÃO CONTRÁRIA DE UM SOCIOLOGO


O sociólogo da religião, Ricardo Mariano, é categórico ao afirmar que essa estratégia pode fazer com que as pessoas percam o “senso de comunidade.

Os megatemplos e redes de TV desfavorecem uma “sociabilidade fraterna e comunitária”. As informações são de Folha de SP, Revista Época e Diário de Maringá. Fonte: GOSPEL PRIME


"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações." (Atos 2: 42)

"E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum." (Atos 2: 44)



Em megatemplos é impossível a comunhão coletiva, uns com os outros.


O exercício da religião desenfreada continua sendo, mais do que nunca o ópio do povo. Deus não se agrada do que estão fazendo com o seu nome. A função do evangelho é executar o ide de Jesus, não o acúmulo de ostentação e de bens materiais


"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mateus 6.19-21)




Adaptação Pr. Junior




Download

0 comentários:

Postar um comentário